terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Quem convidar?


Uma das tarefas mais difíceis para preparar o casamento é: A lista de convidados.
Essa é uma das primeiras tarefas, já que para começar as contratações, é necessário saber para quantas pessoas contratar. E aí vem a dúvida: Quem convidar?


As pessoas que mais amamos temos certeza que irão fazer parte da lista, mas, e os funcionários do local de trabalho, os parentes distantes, os vizinhos? Será que existem obrigações nessas horas? E se o orçamento estiver realmente curto, quem pode ser deixado de fora? Essas são perguntas que não saem da cabeça das noivinhas, por isso preparamos essa matéria com algumas dicas que temos certeza que as ajudarão!

Primeiramente os noivos deverão, já sabendo o preço por pessoa do buffet, conversar sobre quanto estão dispostos a gastar. Por exemplo, se os buffets na sua cidade estão por volta de R$ 100,00 por pessoa, e vocês já sabem que com o buffet poderão gastar no máximo R$ 20.000,00, então podem convidar 200 pessoas. É claro que ao fechar o contrato vocês podem pedir um desconto, mas tenham em vista que terão outros gastos por pessoa, como lembrancinhas e convites. Lembrando que isso foi só um exemplo.

É muito importante fazerem a lista juntos. Comecem a lista pelas pessoas mais próximas e que são indispensáveis para vocês, como bisavós, avós, pais, tios, irmãos e os melhores amigos. Depois disso vejam quantas pessoas ainda faltam para completar a quantidade.
Conversem sobre os colegas de trabalho. Se for uma empresa com muitos funcionários, não será vantajoso para vocês colocar o convite no mural da empresa, porque dá a entender que todos foram convidados e corre o risco de todos irem e estourar a quantidade que passaram pro buffet, a não ser que não estejam com problemas financeiros, então podem colocar e pedir que confirmem com certa antecedência se irão. Mas se a grana estiver curta, vale a pena convidar só os mais íntimos, que convivem com os noivos fora da empresa. Se decidirem não convidar o pessoal do trabalho, não fique comentando sobre o casamento.

Os pais geralmente querem convidar parentes distantes, algumas pessoas que fizeram parte da vida deles, vizinhos que participaram do nascimento dos filhos e por isso seria importante que estivessem presentes. Seria muito educado e gentil com os pais se os noivos oferecessem uma quantidade de pessoas, de acordo com o orçamento, para eles convidarem. Caso a família de um dos noivos que estiver custeando o casamento e por isso quiserem dar muitos palpites na lista de convidados, vale a pena ter uma conversa franca no início, informando com bastante educação que o casamento é de vocês, e que nesse dia tão especial vocês querem ver presentes as pessoas mais importantes para vocês, que vocês mais amam e não um monte de desconhecidos. Sempre com muita educação, meninas!

Primos de terceiro grau, por exemplo, são obrigados a serem convidados? Não. Definitivamente vocês não são obrigados a convidar ninguém. Pensem sempre na proximidade que a pessoa tem com vocês, se é importante pra vocês a presença. Nunca convide alguém por obrigação. Esse é um momento muito especial para ser político. Convide só que fez parte da sua vida de verdade, e se importa com vocês.

Também existem aqueles amigos que nós amamos muito mas que não conhecemos a família deles. Não é indelicado enviar o convite só em nome do amigo, ou do amigo e da namorada com dois convitinhos individuais apenas. Como já disse, o importante é ter ao lado de vocês os amigos e não desconhecidos.
                                                                                                                                            
                                                                                                                                      Danila Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário